O grande diferencial da REDE CSPI está na sua fundamentação científica, teórica e metodológica, que vem dos estudos e experimentos da física quântica (os “triplets” de Gell-Mann) e da Neurociência de Roger Sperry, Paul MacLean, Vygotsky, Alexander Luria, Jean Piaget e Paulo Freire, integrados e sintetizados pelo pesquisador Dr. W. Gregori.

Com isso foi possível propor a reformulação de muitas das Ciências Sociais e Humanas no livro CIÊNCIA SOCIAL GERAL, como a nova proposta de Neuroeducação para o Êxito com Neurodidática Tricerebral; propostas de educação informal como o Neurocoaching Tricerebral; a PNL Tricerebral; a Meditação Tricerebral; o Yoga Tricerebral; Modelos de Gestão Tricerebral nas empresas e municípios etc. Essas inovações são apresentadas em diversos livros publicados e aplicadas em nossos trabalhos.

Para apoiar essas reformulações acadêmicas e propostas práticas, foram desenvolvidas muitas ferramentas de uso geral, como os mapas e quadros de referência mentais, os fluxogramas do passo a passo das propostas e, os testes de avaliação de competências tricerebrais de estudantes e trabalhadores – Quociente Tricerebral (QT) para os níveis operacionais de execução, supervisão, assessoria e alta direção. Tais competências se manifestam e refletem no Ciclo Tricerebral, que integra as funções de Pesquisa, Criatividade e Ação, uma inovação essencial para a produtividade profissional, rendimento estudantil, desenvolvimento empresarial e comunitário.